22 de outubro de 2007

Tropa de Elite


Neste final de semana assisti o filme Tropa de Elite e achei um filme muito bom, bem produzido, com um elenco primoroso e também um filme que nos faz refletir bastante.

Refletir sobre a violência no país, sobre a diferença de "classes", pobreza, criminalidade, corrupção, drogas, etc.

Nos mostra a visão dos policiais sobre este contexto, nos traz a tona estas questões e nos faz pensar sobre:

* Que sociedade temos e que sociedade queremos?

* O que fazer para mudar?

* Quem esta "certo" ou "errado", ou ainda, quem são os "mocinhos" e quem são os "bandidos"?

Dentro deste âmbito o que me assusta é como a criminalidade, violência, corrupção, etc.... parecem estar sendo "normalizados" pelas pessoas, tratados como coisas que existem e são assim e pronto!


Me assusta também a reação das pessoas com relação a tudo isto... me contaram que em uma sessão de cinema deste filme, quando este terminou as pessoas aplaudiram a última cena (que não contarei aqui para não estragar...para não contar o final, né...) que é violenta.... então fica aquela sensação: "Meu Deus a violência é algo completamente "aceitável", basta apenas que parta dos "mocinhos"....". Não estou dizendo que muitas vezes não tenha que ser assim, afinal dentro deste enredo, é meio difícil ser diferente, o que estou questionando é as pessoas não pensarem em mudar tudo isto...em fazer diferente....é está ficando muito difícil vermos um mundo mais pacífico...

4 comentários:

Anônimo disse...

Menina...saiu na Época que um agente penitenciário se matou (provavelmente), ainda no cinema, depois de assistir ao filme...
Esse filme causa tanto impacto assim???

Anônimo disse...

O filme ainda não chegou na minha cidade! Aqui só chega chuva de fuligem de queimada da cana (rs). abs do nil

Diego. disse...

o filme é padrão "exportação" como tudo que é bem feito aqui na provincia tupiniquim tem que ir para fora, torço para que arremate premios importantes, tá mais do que na hora de reconhecerem o salto de qualidade do nosso cinema.

"Tropa de elite osso duro de roer, pega um pega geral, também vai pegar você" é o contra-veneno os traficantes botam o terror na população e o BOPE bota o terror neles! Mas reações de aplausos também me assustam, principalmente pq a cultura de violência tomou conta de quem a teme!

Diego.

Unknown disse...

Eu não quis assistir.Não que eu seja uma mulher alienada,mas estou numa fase difícil enquanto mãe,com filhos adolescentes,que saem à noite,então achei mais seguro para o meu cérebro e coração deixar essa experiência para depois.Já fico super nervosa a madrugada toda esperando os filhotes chegarem,então a saída é assistir à uma comédia romântica para passar o tempo.
Mas voltando ao assunto,fico impressionada com o impácto que esse ator Wagner Moura causa nas pessoas.Seja fazendo um mal caráter assassino ou um policial agressivo e corrupto,as pessoas amam e criam até comunidade no Orkut!!!!Eu tbm adoro o cara e acho que é um dos mais talentosos da nova geração de atores,mas me preocupo em ver que os personagens caem no gosto popular mesmo não tendo conduta.Os brasileiros estão se apaixonando pelos safados???Tô com medo.
Beijos

Pesquisa

Google