23 de novembro de 2007

Anonimato?

Desde que comecei a a utilizar a internet com maior regularidade passei a me questionar o quanto somos conhecidos ou não, o quanto tornamos "pública" a nossa vida privada através dos recursos da internet.
Antes tínhamos e-mail, até ai beleza, era somente um meio de comunicação, no qual mandávamos as informações que quizessemos e para quem nos fosse interessante mandar!
E também tínhamos o icq (lembram disto?) onde fazíamos o perfil colocando somente o que nos interessava e conversávamos ou não com quem aparecesse...
Chats? Tá, mas só entramos em salas de bate papo se quisermos e quando quizermos além de divulgar somente o que queremos e no momento em que queremos!
MSN? Adicionamos somente pessoas do nosso interesse e o perfil pode ser com o mínimo de informações...
Então passamos a vislumbrar um novo "mundo" o orkut e outros sites de "relacionamento"....oba! É o fim do anonimato! Todo mundo passa a se tornar público! São fotos, conversas, scraps..... tudo instantaneamente espalhado pelo universo internético! Então milhares de pessoas em todo o mundo tornam suas vidas privadas em públicas.... fotos sempre atualizadas, contando e mostrando tudo o que fizeram, onde fizeram e como fizeram.... perfis cheios de detalhes, com todos os gostos e manias da criatura, filmes, música, livros, comida....coisas bizarras e por ai vai....tem gente que chega ao cúmulo de colocar telefone, endereço e outras informações.... só falta colocar os números bancários e as senhas! Humpf!
Tá, confesso que no começo da onda "orkutiana" eu também achei legal, isto há uns bons 3 anos e pouco atrás... encontrei amigos e conhecidos de muito tempo e que talvez de outra forma não teria como manter contato novamente, fui encontrada por outros amigos e assim a coisa anda e, como sou professora, imaginem o meu orkut.... alunos e mais alunos apareceram e aparecem por lá.... e com isto veio a 1ª preocupação: opa! alunos! trabalho! será que quero misturar tanto a vida privada a pública? e ainda mais em se tratando da minha profissão.... hummm....então lá vai a pessoa aqui mudar algumas coisinhas básicas no perfil, tirar outras, ahhhh....e não custa uma olhadinha nas comunidades que participo....hummmm....nada "adulto demais" (leia-se bebidas e afins, hehe!)...
Além de tudo isto, ainda corremos o risco de pessoas que não gostaríamos que soubessem coisas sobre a nossa vida ficarem perfeitamente informadas, pois a espiadinha no orkut alheio é fato comum.... assim, hoje só tenho ainda o meu perfil por lá para não perder contato com algumas pessoas que gosto e estão longe e não sei mais porque..... às vezes, uma atulizada aqui, outra ali...mas na verdade já estou de saco cheio de tanta exposição!
Prefiro mais o blog, porque aqui exponho o que quero, como quero e quando quero! E aqui só adiciono quem quero e sem pressão do tipo: "Ah, eu te encontrei no orkut, me adiciona?" E se você não quer adicionar o FDP o que você faz? Não faz....fica "se fazendo"..... é e depois de uns meses de blog descubro que por aqui encontro muito mais pessoas com pensamentos e idéias afins do que por lá.....então é por aqui que ficarei! heheh....

21 comentários:

Diego. disse...

*sua danadinha!*

o orkut vai tornar público só aquilo que a gente permitir! Em relação ao trabalho-orkut, a coisa fica muito séria e muito complicada, começa aí a obrigatoriedade de não exibição de informações e de não descontração...
quanto ao blog: ISSO AQUI É TRI BOM E ESSE POVO É MARAVILHOSO!!!

bjs amor!

Drica Menezes disse...

Diego: concordo q no orkut a gente coloca só o q quer, mas uma das coisas q me angustia é a possibilidade d se copiar as coisas...fotos, ideias proprias, etc....deveria haver um modo d se bloquear isto....bjao! t amo!

Unknown disse...

Adorei seu post de hoje.
É verdade,a vida da gente fica exposta mesmo.
Já ouvi dizer várias vezes que sequestros foram arquitetados com informações encontradas no orkut,tipo,a danceteria que o rapaz iria naquela noite e ai vai.
Mas eu ainda acho que foi legal entrar nesse mundo da internet.Encontrei amigos com quem estudei há muitos anos atrás e já rolou até encontro da galera.
Porém todo cuidado é pouco.
Beijos e um ótimo final de semana.

Anônimo disse...

Aff... eu já jurei q ia deletar minha conta no Orkut tantas vezes... Até aderi a campanha "Troque seu Orkut por um blog" mas ainda não o fiz.. Será apego?? Apego a quê??
Sabe que há algumas semanas estava conversando com alguns amigos sobre isso... Ter orkut é como poder colocar todo o povo que um dia passou pelas nossas vidas e colocar numa gaveta. Eles tão ali, ó!!! Mas só... dificilmente vc manterá AQUELE contato novamente...
Ah...e é ótimo pra lembrar do aniversário das pessoas, principalmente pra gente lerda como eu, que nem lembra o que almoçou ontem...hohohoho!!
Agora, blog é bom demais, né?? Êta povinho bom que eu conheci por aqui...

Cinthya Rachel disse...

eu tenho esse problema tb. tem varias pessoas que visitam meu orkut diariamente pra saber da minha vida. lá eu coloquei um perfil basico, profissional. mas mesmo assim é fogo pq minha mae deixa recado, meu irmao, ai as pessoas começam a fuçar no orkut deles tb e até descobrem meu msn que é SUPER secreto....

Anônimo disse...

Então deixe-se estar e seja bem-vinda

Anônimo disse...

drica eu tb era viciada em orkut mas agora dei uma enjoada. não consigo deletar meu perfil, mas não tem mais foto, nem scrap (eu deleto até os mais banais) e nenhuma comunidade pela qual a pessoa possa saber onde trabalho, onde moro. eu tb sou prof e os alunos adoram fuçar nossa vida, né?
com certeza através do blog conheci pessoas q tinham mto mais a ver do q no orkut.
apoiada!!
bjks

Arte na Mão disse...

Completamente solidária contigo!

Uma arvorezinha de natal, sempre ajuda a animar ahahahaha, houve anos em que deixava uma mini arvore o ano todo para lembrar que natal pode ser o ano todo...ou quando quisermos.
Beijinhos grandes e um bom fim de semana,
Alik

Diego. disse...

te amo muito... é ótimo estar aqui contigo!

Monica disse...

Oi Drica, também concordo com vc e estou retribuindo sua visita.Ainda não testei as agulhas , mas acho que devem ser bem gostosas de tricotar.Passei por POA, mas fiquei em Santa Cruz do Sul, pois meu filho dançou chula no Enart!!!Adoro sua terra!!!!!
bjos

Silvana Domiciano disse...

BOA NOITE , Drica .
Eu não participo do orkut , então não sei como é lá .A única coisa q eu sei , é que adoro me comunicar em blogs .Expor o meu trabalho e ter o reconhecimento das pessoas .É maravilhoso !!!
BEIJOKAS, MIGA !

.Claudia Lemos. disse...

Oi Drica!

Essa exposição toda assusta mesmo, ainda mais para mim, que sou uma tímida disfarçada de gente normal.

Mas eu tenho uma boa experiência com o orkut, talvez até mesmo por ser mais reservada até ali. Fiz bons amigos por lá e hj nos encontramos constantemente, participamos juntos de algumas ações de voluntariado, trocamos apoio em várias ocasiões, enfim, formamos um "clube fechado" que passou do virtual para o real.

Mas sem dúvida, os blogs acabam selecionando melhor as pessoas pq as idéias se sobressaem mais, não tem tanto espaço para curiosidades pessoais, isso não é alimentado. Eu estou gostando =D

Beijão e bom fim de semana!

A Jana e o Ti disse...

eu acho que vc tá super certa, drica! o meu tem servido nem sei pra quê ultimamente, a 'febre' passou mesmo há um bom tempo...
como vc, tenho encontrado tantas pessoas que parecem amigas há anos aqui nesse espaço! acho bacana isso!
bjocas!

Anônimo disse...

Oi Drica, concordo com vc...sabe eu tenho orkut e demorei a colocar fotos minha no meu album, s� colocava dos meus trabalhos de croch�.
Tamb�m tenho muito medo,pois o que n�o falta � gente mal neste mundo.
Um belo final de semana.
Beijos

Mil Retalhos disse...

Quando eu entrei no orkut, também coloquei tudo pór lá, mas depois pensei bem e sai deletando tudo, tirei até as fotos. Agora só posto fotos das minhas "artes", nada mais e de uns tempos pra cá, também ando deletendo os scraps.
Outro dia eu não conseguia falar com minha cunhada, você acredita que vendo o orkut dela, fiquei sabendo que ela ia para a prais, o horário, quem ia cuidar dos papagaios dela e muito mais, só lendo os scraps dela e da irmâ dela conversando( minha outra cunhada). Fiquei até com medo.

Paula Calixto disse...

Ih, Drica... sou suspeita pra falar de orkut! [risos]

Passei alguns perrengues por lá. Não desmereço a utilidade do site em outros aspectos. Eu, por exemplo, adorava debater em algumas comunidades sobre psicologia, psicanálise e assuntos afins. Apesar de, mesmo num ambiente mais "adultinho" perceber "infatis" ao extremo! O que é irritante é essa vulnerabilidade do site. No mundo real não tem só gente legal. No virtual não seria diferente. E quando a pessoa percebe, já está sob a mira dessas criaturas do mal. E é um saco!

Então, eu cheguei a conclusão que, devido a essa falta de controle (e falta de vontade em mudar isso por parte do servidor), o orkut é útil, mas só para quem fica lá disfarçado mesmo. (;

Perdi contato com muita gente querida! Sou péssima pra gravar nomes e datas de aniversário. E esses dados foram junto com o "excluir". Mas... tava precisando de paz, sabe? (;

Ah... o mundo dos blogs é melhor, sim! E aqui você expõe o que quer mais livremente. Mas é vulnerável também! Já percebeu quantas visitas e de quais lugares, os mais diversos, nós recebemos todos os dias?! Xi... já tô alarmando. [risos] Mas é que percebi que é bom tomar cuidado com o que se escreve, seja lá onde for. Sem abrir mão do prazer de escrever, entende?

Bom... e lá se vai uma lauda! kkkkk...

Beijos, lindeza.

betty mello disse...

Querida Drica: concordo, não entrei ainda no orkut pois não me senti a vontade pois "não sei como funciona",esse negócio de ficar um de ca e outros de lá "escrevendo pensamentos e opiniões" não me seduz. O blog eu adoro, apesar de já ter recebido um recadinho ofensivo no meu mural ( e eu não soube como retirar...) , mas aí as próprias visitas do mural se incumbiram de responder...Foi super-legal. Tô com o Blog, "e não abro mão "- que nem você ! Beijos e volte sempre a nos visitar, Betty e Arteiras Artesãs

cibele disse...

Cara, falando em icq....por motivos de força maior, eu q era completamente viciada em net, fikei sem ela uns tempos....quando voltei ao mundo virtual...ninguem usava icq mais....ninguem nem sabia o era icq !!! e antes so dava ele. ICQ era tudo !! ate meus amigos q usavam na epoca, mal se lembram do pobrezinho (e eu tenho ate hj o numero icq de todo mundo numa agenda). Pois eu ligo meu icq todo fim de semana, ate hj, em nome dos velhos tempos (adoro o sonzinho de msg dele). Tenho 2 amigos...um, doido com eu, nunca deixou de usar..nos conhecemos na net ha uns 9 anos...e usamos o mesmo nº icq ate hj (ele é da malasia). E outro, conheci ha pouco mais de um ano, pesquisando alguem q ainda usasse icq e tivesse interesses em comum...esse é da california; ele diz q usa icq desde a 1º versão tb. Mas, pois é...mesmo com recursos de audio e web cam...parece q o bom e velho icq perdeu mesmo a magestade.

Ingrith disse...

Drica, essa exposição me fez sair do orkut! E sem falar que sofri tanto com gente que não sabe ser feliz e quer ver todo mundo triste... Hoje me dou muito bem no blog, sinto saudades do orkut, não vou negar, mas ainda não é a hora de voltar...

Renata disse...

orkut já foi bom...o meu tá lá, mas gosto mais do blog, viu?rs

concordo contigo em gênero número e grau!

sou mto mais a dupla blog+msn me faz mto mais feliz!

beijos corridos

[chega férias, chega!rs]

Renata disse...

Concordo plenamente. Fique por aqui que fico por aqui com você.
Um beijão

Pesquisa

Google