26 de outubro de 2007

No Ar - Parte 2


Hoje fui novamente a exposição No Ar da RBS TV. Observei as coisas mais calmamente e assisti ao vídeo sobre televisão e "história".

Bem, quanto a exposição continuei achando muito "sem graça", mas quanto ao vídeo (uma projeção que faz uma retrospectiva de imagens marcantes dos últimos 50 anos) confesso que gostei. Uma produção muito bem feita, com montagens bem boladas e interessantes. Só questiono o fato da televisão, mais especificamente da emissora, se dizer um instrumento que "faz história". A história acontece e todos nós a fazemos constantemente, histórias particulares e gerais, em macro e micro escala que juntas formam a história da sociedade ao longo dos tempos. Neste contexto a televisão surge como um veículo difusor dos acontecimentos, mas sempre dentro da SUA visão, dentro da ótica de quem a conta. Aliás, a própria história é contada por alguém que a narra dentro da sua perspectiva e coloca nesta narrativa as suas impressões e visões de mundo.

Portanto, a história narrada pela televisão não pode se dizer "imparcial", pois carrega consigo toda uma gama de influências trazidas pela própria emissora.

Assim, acredito ser válido ir a exposição, observar, analisar e refletir sobre a importância que a televisão tem na construção e difusão da "história", mas penso que devemos manter uma atitude crítica quanto a isto, pois não há uma verdade absoluta e nem uma "história verdadeira" e sim visões, percepções sobre os fatos de acordo com quem a esta contando.

Para quem quiser conferir tem uma visita virtual aqui sobre a mostra.

5 comentários:

Aline Tolotti disse...

Se tivesse vida de madame, iria a todas exposições, mostras, museus, teatros, cinemas, cidade e tudo do mundo! Acho e sempre vou achar, muito válido. Pra gente, para os outros.
Cultura e conhecimento, nunca é demais não?!

Sobre as coleções e as paixões por antiguidades, eu concluo: sempre haverá gostos e pensamentos em comum entre as pessoas para estreitar vidas diferentes.
E eu adoro isso!

Beijos.

Art & Disorder disse...

Passei pra dizer oi!e desejar um abençoado FDS.
Bere!!!

Regina disse...

Oi Drica obrigada pela força. bjoss

Anônimo disse...

O post é muito dez, não é??..pena q não é meu!!! rsrsrsrs....
Vou dar uma fuçada básica pra ver se acho mais no gênero. Adoro essas "morais"..
Bjos!

Diego. disse...

e muitas pessoas acabam aceitando o "cabresto" televisivo e se submetendo a incapacidade de formarem suas próprias idéias!

Pesquisa

Google